5 Tendências de Marketing Digital Em 2020
A primeira coisa que fazemos quando o ano começa é traçar nossas metas pessoais, planejar o ano, os objetivos que pretende alcançar, e por que não planejarmos a comunicação da empresa e alinhá-las com as tendências do mercado? Todos os dias alguma coisa muda nesse mundo em que o digital pode se transformar do dia para a noite.
Separamos algumas novidades para esse ano que vão te ajudar e muito.
1. MARKETING CONVERSACIONAL
Essa é a maneira mais rápida de levar os compradores pelos funis de vendas, por meio de conversas em tempo real; criando relacionamentos e experiências para com os clientes. As pessoas querem respostas rápidas então quanto mais rápido você for, maior são as chances de conversão. Nesse engajamento, você consegue entender o que o cliente realmente precisa. Uma ótima opção é o uso do CHATBOOT (robô que simula um humano na conversação com pessoas), não isentando a necessidade de interação humana.
2. MARKETING DE INFLUÊNCIA
Os influenciadores digitais vieram para ficar! O desafio é estar ligado em quem está sobressaindo, pois, os seguidores confiam muito na opinião destes, onde enaltecem produtos e marcas. Atualmente o Instagram é a melhor rede social para desenvolver projetos com influenciadores, porém antes de sair contratando uma personalidade; verifique se ele atinge o público que você quer, o formato e a quantidade das postagens para depois partir para a contratação.
3. BUSCA POR VOZ
Uma novidade que está vindo com tudo são os buscadores por voz. Alexa, Siri e Google são grandes exemplos de buscadores que temos em nosso país. Com essa ascensão, é possível aprimorar o VSEO (Voice Search Engine Optimization) do seu negócio usando perguntas do tipo “Qual o restaurante mais próximo?”. Essa ferramenta ajuda a otimizar com eficiência, ganhando as primeiras posições na busca orgânica.
4. VÍDEO MARKETING
O aproveitamento dos vídeos tem aumentado exponencialmente e não falo apenas de visualizações no Youtube, mas o uso exagerado dos Stories do Facebook e Instagram, o IGTV, transmissões ao vivo, além dos aplicativos como Tik Tok que estão caindo no gosto dos usuários. Uma dica legal: se o site da sua empresa possui um blog é interessante inserir vídeos relevantes ao seu conteúdo.
5. APLICATIVOS DE MENSAGENS
O WhatsApp é a ferramenta campeã e mais versátil para o marketing digital no envio de mensagens. As empresas conversam one-to-one com os consumidores! Algumas dessas empresas têm utilizado até mesmo como a substituição do e-mail marketing; além da resposta ser rápida e personalizada, você pode enviar imagens. Como utilizamos muito o celular, as empresas utilizam esse recurso para fazer anúncios patrocinados.
Parece muita coisa, mas tais mudanças já fazem parte do seu dia a dia. Então, por que não usufruir o máximo delas com um planejamento eficaz?
Por Anelisa Barbosa / 24 de Janeiro de 2020