Vender em Tempos de Crise, é Possível?
Nesses últimos dias a preocupação de muitas empresas têm sido: “não tenho atingido nem 50% da minha meta” ou então “minhas vendas caíram 90%”. Receber dados como esses nos traz uma sensação de impotência, porque não é apenas um, mas sim a realidade de muitos. Mas como reverter essa situação tão delicada?
O primeiro ponto e talvez seja o mais importante: não abandone as estratégias de marketing, em momentos como o que estamos vivenciando agora, focar no fortalecimento do seu negócio e realizar planejamento de branding é fundamental. Outro ponto é manter ativa as redes sociais, lembre-se que ali é o canal onde aproxima você do seu público, onde estabelece o relacionamento direto no qual pode torná-lo duradouro.
Não tenha medo, pense que essa crise é passageira, mesmo que você não veja a luz no fim do túnel, portanto reinvente-se, faça um novo planejamento, crie uma nova estratégia e fique atento às novas oportunidades, mas não se esqueça que o cenário econômico é de crise, cada decisão deve ser muito bem traçada. O plano de vendas está intimamente ligada a ações de marketing, com a estratégia definida você garante um esforço de vendas eficiente resultando em bons resultados.
É preciso, também, entender que o comportamento do seu consumidor on-line mudou, então defina metas SMART, ou seja, objetivos que sejam:
ESPECÍFICA: estabelece objetivo, número ideal de clientes e metas específicas.
MENSURÁVEL: é fundamental que consiga mensurar os resultados e quais as métricas a serem utilizadas.
ATINGÍVEL: os objetivos precisam ser alcançáveis, analise seu histórico de vendas, taxas de crescimentos e fatores que possam influenciar a meta.
RELEVANTE: não desperdice esforços em questões que não geram impactos.
TEMPORAL: e para finalizar, estabeleça prazo para cada propósito.
Lembrando que essa estratégia pode ser usada em qualquer período de venda. Avalie os números, é importante que você compreenda cada processo e entenda muito bem do seu negócio para obter os melhores resultados. Saiba que a Unna está aqui para te ajudar a crescer e dar o suporte que precisa, principalmente em tempos de crise.
Por Anelisa Barbosa / 29 de Abril de 2020