[PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2019]

2019, um ano de mudanças para o marketing digital. Quer saber quais são as novas tendências? Acompanhe.
Se 2018 foi um ano de grandes tendências para o marketing digital, esse ano traz com ele uma nova forma de comunicarmos com o público e consumidor. A empresa que não se adequar à essas novidades pode colocar suas estratégias em risco ou não ter o retorno esperado. Ao mesmo tempo que novas tecnologias surgem, o nosso consumidor fica muito mais exigente e é preciso uma certa criatividade para estabelecer uma linha de comunicação com ele. Agora vamos apresentar 5 novas tendências para o ano que está apenas começando.

1. GESTÃO DE MARCA E PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO
Sabemos que o consumidor é o centro das atenções do marketing, mas ter uma marca que impressa uma positividade na opinião pública é um dos braços do marketing, ou seja, suas ações de branding deve ser a autenticidade. Os benefícios de ser uma marca autentica são muitos, um deles é o aumento de vendas. Segundo a pesquisa de Marketing Tech News, 49% dos consumidores tendem a pagar mais para comprar de uma empresa que enxergam como positiva. Mas como conseguir essa autenticidade? Muito simples, crie conteúdo gerado pelos seus usuários, baseado em suas experiências, isso cria legitimidade do produto.

2. ADAPTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO PARA AS NOVIDADES DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses e será preciso reformular suas ações e se adaptar. No Facebook houve uma mudança de algoritmo, você verá mais posts de amigos e familiares em sua timeline, ignorando conteúdos de páginas e marcas, diminuindo o alcance orgânico de muitas empresas. A solução é reformular a estratégia com o foco no engajamento do público e assim aumentar o seu alcance orgânico. Já o Instagram lançou o IGTV, a ideia é postar vídeos de até 1 hora, na vertical, que ficarão armazenados para sempre. Isso ajuda as empresas a criarem conteúdos mais completos e duradouros.

3. CONTEÚDO MAIS CRIATIVO, PROFUNDO E PERSONALIZADO
O seu conteúdo também precisará passar por algumas mudanças para se adequar às novas tendências. Sabemos que um conteúdo de qualidade é essencial para gerar leads e fechar negócios, a diferença é que o consumidor conectado exige um material mais aprofundado, com temas especializados e focados, na qual reconheçam as particularidades de cada consumidor e aproximem gerando uma experiência completa, multicanal e personalizada. Mas para isso acontecer de forma eficiente, será necessário mapear a jornada de compra do seu consumidor, entender sua dor e assim oferecer um assunto diferenciado. Com esse mapeamento em mãos você consegue montar uma estratégia eficaz.

4. USO DE INFLUENCIADORES
O uso de influenciadores digitais (locais ou não) continua com força nas estratégias de marketing digital. O marketing de influenciadores consiste em contratar personalidades que sejam reconhecidas pelo público para que eles façam ações e comuniquem aos seus seguidores sobre as vantagens do produto/empresa, essa tendência nos auxilia a definir o nicho que queremos atingir. Caso sua empresa for local (área de interesse ou geograficamente), pode-se focar em parcerias de longo prazo com os influenciadores da região. Para que isso seja eficaz, o primeiro passo é o mapeamento dos pontos de influência, faça uma lista com os principais influenciadores do seu nicho e gaste um tempo para conhecê-los, entender os seus posicionamentos e níveis de engajamento com os seguidores.

5. LIVES E CONTEÚDOS EM VÍDEO
O uso de conteúdo em formato de vídeo no marketing digital é uma realidade, 72% das empresas que utilizam desse recurso em sua estratégia registraram um aumento significativo em suas taxas de conversão. As lives se tornaram populares porque oferecem para o público um vislumbre dentro dos bastidores de uma empresa, além de serem vistas como mais autênticas.

A questão é: como usar esse recurso na minha estratégia de marketing?
Primeiro é preciso entender o efeito dessas lives na relação entre o público e marca, feito isso você vai verificar que as transmissões possuem o poder de aproximar e fortalecer sua relação com o consumidor. Conteúdos com bastidores de trabalho, perguntas e respostas sobre os produtos atestam a autenticidade da empresa e são bem vistos pelo público, além de serem versáteis.

Deu pra ver que as tendências para esse ano são muitas, isso exige preparo para que a sua estratégia de marketing digital possa ser eficaz. Você está preparado para essas mudanças? Precisa de novas estratégias assertivas em seu negócio? Converse com a gente e saiba como criar conteúdos que gerem engajamentos e resultados.

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